Chef Mara Salles vem a São Carlos para participar de A Semana de 100 Anos, no evento "Modernismo, Culinária e Identidade Nacional".


O programa A Semana de 100 Anos, do Instituto Mário de Andrade, realizará no próximo dia 12 de julho, às 19h, a primeira das três atividades que compõem o evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional, a Roda de Conversa "Os Sabores e Saberes da Floresta", com a presença da Chef Mara Salles, referência nacional em cozinha brasileira, chefe e proprietária do Restaurante Tordesilhas, em São Paulo e membro do grupo internacional Cumari: From Rainforest to Table e também por Chef Michele Bunemer, formada em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, professora do Senac São Carlos e consultora em gastronomia em diversos restaurantes e empresas do Brasil e Chef Ricardo Lobo formado em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, chefe e pesquisador da culinária brasileira em São Carlos. O evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional tem a curadoria de Ruy Sardinha Lopes, Prof. do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Tendo em vista os objetivos formativos da Semana de 100 Anos e de o intuito de promover o intercâmbio de ideias, alguns representantes de diferentes seguimentos participarão presencialmente do evento, entre eles representantes das entidades realizadoras; alunos dos Cursos de Gastronomia do SENAC São Carlos e representantes do Centro de Cultura Indígena da UFSCAR (CCI) e da tradição da culinária indígena brasileira. Integrantes do CCI fazem parte do projeto "Culinartes: cultura e resiliência", livro de receitas que representam memórias afetivas de alunos estrangeiros e indígenas da UFSCar.

Um evento híbrido com transmissão ao vivo.

O encontro presencial dos Chefs ocorrerá nas dependências de um espaço reservado do Restaurante Nanmi para ser transmitido ao vivo para o público por meio do canal do Projeto Contribuinte da Cultura: youtube.com/projetocontribuinte com entrada virtual aberta.



Convidados

Mara Salles é Chef-proprietária do restaurante Tordesilhas, pesquisadora da cozinha brasileira, professora e criadora do Curso Superior de Gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi. Pela Contexto é autora do livro Cultura e Elegância (nova edição).


"Confirmei que a gastronomia começa na roça, na terra, como eu. Saquei que a naturalidade é a pegada da nossa cozinha, que agrega afeto e entrega emoção. Compartilhei algumas destas lições e experiências com meus alunos, meus cozinheiros e meus colegas de profissão. E aprendi muito com eles também. Hoje continuo fazendo tudo isso. Sou uma cozinheira realizada, que valoriza e cultua uma espiga de milho crioulo, um ovo caipira genuíno, uma carne de porco criado solto, uma verdura sem veneno, uma mandioca nativa e tão generosa, uma fruta de época. Hoje sou uma pessoa que ainda tem esperança no mundo e no Brasil. E quero mais, conhecer mais, descobrir mais, perceber mais. Talvez até para fazer menos, o simples, o bom, o justo!".

O Tordesilhas: https://www.tordesilhas.com/mara-salles

Michele Bunemer, formada em gastronomia e hotelaria pelo SENAC Águas de São Pedro, especializou-se em cozinha francesa, planejamento e desenvolvimento de cardápio e francês técnico. entre 2003 e 2004 trabalhou no restaurante 59 do hotel Sofitel paris. trabalhou como docente do centro universitário SENAC, atuou como consultora em gastronomia, em restaurantes e empresas como Bunge Alimentos, Nestlé, SESC e Margot Botti Gastronomia e Cultura, durante essas consultorias se apaixonou pela cozinha brasileira, entre idas a Rio Branco no Acre e realização de eventos em diferentes estados brasileiros. De volta a São Carlos, atua como docente no SENAC São Carlos desde 2016, e se interessa ainda mais pela cozinha brasileira, dado ao conviveu com alunos de diferentes localidades e diferentes culturas gastronômicas de nossas regiões brasileiras.

Ricardo Lobo é formado em Artes Plásticas pela FAAP-Fundação Armando Álvares Penteado, e é Chefe de Cozinha pelo SENAC Águas de São Pedro. Natural do Rio de Janeiro, Lobo é presença marcante na gastronomia de São Carlos-SP. Foi Chef e proprietário da diversos restaurantes tradicionais da cidade, como o Espaço Sete, o Mosaico e o Lobo Brasil. Atualmente é chef proprietário da Cozinha do Lobo. Realiza eventos gastronômicos e exposições artísticas.


É na Amazônia que melhormente podemos jantar. É lá que se encontra o nosso mais fino pescado de água-doce, ninguém pode imaginar o que seja uma pescadinha do Solimões! Ninguém pode imaginar o que é um "casquinho de caranguejo" distraidamente pulverizado com farinha-d'água. A tartaruga, principalmente a tracajá mais risonha, dá vários pratos suaves, e o pato de Marajó vagamente condimentado com o tucupi picante...

Mario de Andrade

Tacacá com tucupi

O Estado de São Paulo, 28 de maio de 1939

Os Sabores e Saberes da Floresta

Tendo por interesse a brasilidade, o “nacional” sem ser nacionalista ou regionalista, Mario de Andrade recomenda a Tarsila do Amaral - que então se encontrava em Paris, juntamente com Oswald de Andrade -, que abandonasse Paris e voltasse para “dentro de si mesma”. Tal recomendação parece Mário ter dirigido a si próprio e aos artistas modernistas em geral, de modo que o abandono do “olhar imperial” e a “descoberta do Brasil” se colocavam como necessários à formação de uma nova sensibilidade estética, de um novo – e, diga-se, não menos refinado – gosto. Donde a importância das viagens que o escritor realizou e cujas anotações foram publicadas postumamente em O Turista Aprendiz.

Alertado por seu amigo, o poeta francês Blaise Cendrars, sobre a importância cultural da culinária, Mário, que em carta a Câmara Cascudo em 1925 afirmara “ter fome estomacal do Brasil”, não perderá a oportunidade de nestas incursões dar o devido valor aos diversos alimentos, pratos e modos de fazer com os quais se deparava e que eram – e em certa medida ainda são – desconhecidos daqueles que se punham a falar de cultura nacional, “dessa gente, no geral falando inglês" (ANDRADE, 2015, p.110).

Na expedição ao Norte, realizada entre 7 de maio e 15 de agosto de 1927, chama a sua atenção os múltiplos saberes e sabores do Brasil. Da oralidade popular - “O lanche de hoje foi sapotilha, beribá, abricó nacional, que é outra coisa, e refresco de cupuaçu, ora isso é língua que se fale!” - aos pratos inusitados – Mujanguê, Chibé, Camorim, compota de bacuri, sapotilha, pirarucu, matrixã. E o “terrível tacacá e tucupi “ que lhe renderam versos ("Moda do Alegre Porto") e crítica publicada no jornal O Estado de São Paulo em 1939.

É sob a inspiração de Mário de Andrade, esse poeta que come amendoim, colecionador de cardápios e de receitas familiares, que soube como poucos abrir suas papilas gustativas para um Brasil complexo e de múltiplas sensorialidades, que o Instituto Mário de Andrade, em parceria com o Restaurante Nanmi e o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos, da Universidade de São Paulo convidam o público são-carlense para uma Roda de Conversa sobre as peculiaridades da culinária amazônica. Em discussão a relação entre a culinária e a cultura.

São Carlos na Agenda Nacional Comemorativa do Centenário da Semana de 22

Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 em São Paulo, o Instituto Mário de Andrade (IMA) e o Projeto Contribuinte da Cultura propõem um programa de atividades artísticas e formativas denominado “A Semana de 100 Anos”, constituído por 22 eventos previstos para o período de junho a dezembro deste ano

A programação de “A Semana de 100 Anos” inclui eventos presenciais e digitais e teve início no dia 23 de junho, através da parceria Sesc São Carlos, com o lançamento do livro "Mário de Andrade, epicentro" e bate-papo presencial com seu autor, o sociólogo Maurício Trindade da Silva e Pedro Varoni, pesquisador e professor do Curso de Letras da UFSCar.

A partir dessa data os novos eventos de “A Semana de 100 Anos” serão divulgados através das mídias do IMA, dos parceiros realizadores e pela agenda oficial do Estado de São Paulo, a Agenda Tarsila (https://agendatarsila.com.br/programacao/).

A programação proposta inclui exposições, exibições audiovisuais, apresentações artísticas e encontros formativos em diversos locais da cidade, como teatros, espaços públicos, escolas públicas, entre outros. As atividades são pensadas para públicos de perfis variados. Inclui atividades que contemplam todas as idades e parte da programação é construída com a participação de alunos de escolas públicas. Todas as atividades são livres e gratuitas.

Chef Mara Salles vem a São Carlos para participar de A Semana de 100 Anos, no evento "Modernismo, Culinária e Identidade Nacional"

O programa “A Semana de 100 Anos”, do Instituto Mário de Andrade, realizará no próximo dia 12 de julho, às 19h, a primeira das três atividades que compõem o evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional, a Roda de Conversa "Os Sabores e Saberes da Floresta", com a presença da Chef Mara Salles, referência nacional em cozinha brasileira, chef e proprietária do Restaurante Tordesilhas, em São Paulo e membro do grupo internacional Cumari: From Rainforest to Table; pela chef Michele Bunemer, formada em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, professora do Senac São Carlos e consultora em gastronomia em diversos restaurantes e empresas do Brasil e pelo chef Ricardo Lobo formado em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, chef e pesquisador da culinária brasileira em São Carlos.

Tendo em vista os objetivos formativos da programação e com o intuito de promover o intercâmbio de ideias, representantes de diferentes seguimentos participarão presencialmente do evento, entre eles representantes das entidades realizadoras; alunos dos Cursos de Gastronomia do Senac São Carlos e representantes do Centro de Cultura Indígena da UFSCAR (CCI) acompanhados da Coordenadora de Cultura da ProEx UFSCar, Dr.ª Carla Regina Silva. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é, atualmente, uma das Universidades brasileiras com alunos da maior diversidade de povos indígenas e que marcam importante presença nesse evento especialmente pela propriedade com que falam sobre temas ligados tanto à culinária brasileira quanto à Floresta Amazônica. Integrantes do CCI fazem parte do projeto "Culinartes: cultura e resiliência", livro de receitas que representam memórias afetivas de alunos estrangeiros e indígenas da UFSCar.

Um evento híbrido

Este será um evento híbrido onde o encontro presencial dos três chefs e convidados, realizado nas dependências de um espaço reservado do Restaurante Nanmi, será gravado e transmitido ao vivo para o público em geral por meio do canal do Projeto Contribuinte da Cultura: youtube.com/projetocontribuinte, com entrada virtual aberta.

Em agosto, mais duas atividades fecham o evento “Modernismo, culinária e identidade Nacional”: a Roda de Conversa “Na mesa com os Andrades” e o lançamento do livro “A Arte de Devorar o Mundo”.

O programa “A Semana de 100 Anos” apresenta, no dia 16 de agosto, duas atividades que fecham o evento "Modernismo, Culinária e Identidade Nacional"

No dia 16 de agosto, às 19h, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) em São Carlos, ocorrerá uma nova Roda de Conversa denominada “Na mesa com os Andrades”, encontro que contará com a presença do historiador, escritor e artista visual Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade e de Patrícia Galvão, a Pagú; de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho e responsável pelos direitos autorais da obra de Mário de Andrade, de Viviane Aguiar, doutoranda em História Social pela USP São Paulo e membro do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação e de Paula de Oliveira Feliciano, mestra em Cultura e Identidades Brasileiras, pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, com dissertação intitulada "Modernistas à Mesa: coleção de cardápios de Mario de Andrade (1915-1940)”.

No mesmo dia e local acontece o lançamento do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, de Rudá K. de Andrade.

O evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional tem curadoria geral de Ruy Sardinha Lopes, professor doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Restaurante Nanmi e realização do Instituto Mário de Andrade e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos, da Prefeitura Municipal de São Carlos e faz parte de um ciclo de atividades que propõe mostrar a importância da culinária como ingrediente fundamental da cultura, segundo o pensamento modernista expressado através de diferentes ângulos por Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Fátima Camargo, presidente do IMA, explica que "A Semana de 100 Anos" traz conteúdos diretamente relacionados a aquele momento da realização da Semana de 22, no Teatro Municipal de São Paulo, e outros relativos a transformações inspiradas ao longo do tempo no Movimento Modernista, quanto à apreciação estética, ao comportamento e à visão de mundo. “Fazem parte do conteúdo dessa programação, temas e nomes, em certos casos, separados por grandes distâncias de tempo e de espaço, alguns mais brilhantes e outros menos conhecidos, mas igualmente potentes e afinados com a estética e com o pensamento modernista, tão aclamados e tão vaiados na Semana de 22.”

Com atividades livres e gratuitas, a programação dos eventos de A Semana de 100 anos foi pensada para todos os públicos e conta com uma Curadoria Coletiva. “A curadoria coletiva é composta por especialistas de diferentes áreas, que atuam como consultores, curadores, como parceiros, cada um trazendo seu conhecimento, suas opiniões e ideias para fundamentar e construir essa programação”, explica Fátima Camargo.

Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia, de Fernando A. Pires.

https://fernandoantoniopires.blogspot.com/

Indicação de Lançamento!

Assista







A SEMANA DE 100 ANOS É UMA REALIZAÇÃO DO Instituto Mário de Andrade

&

Projeto Contribuinte da Cultura

Instagram
YouTube
Facebook