Eventos Anteriores


Programa Comemorativo do Centenário da Semana de 22

Abertura

"A SEMANA DE 100 ANOS"

Lançamento de Livro


As Edições Sesc lançam o livro “Mário de Andrade, epicentro: sociabilidade e correspondência no Grupo dos Cinco”, do sociólogo e pesquisador Mauricio Trindade da Silva. A obra traz um novo olhar sobre o grupo que promoveu a Semana de Arte Moderna e as relações entre seus integrantes. Em São Carlos, o lançamento marca a abertura do projeto “A Semana de 100 Anos”, programa comemorativo do Centenário da Semana de 22, realizado pelo Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura, com apoio do Sesc São Carlos e entidades parceiras. A programação inclui exposições, instalações, exibições audiovisuais, apresentações artísticas e encontros formativos, que acontecerão ao longo do segundo semestre, na cidade.


O lançamento acontece no dia 23 de junho, às 19h30, no Sesc São Carlos, com um bate papo do autor com o pesquisador e professor Pedro Varoni.


Saiba mais!


Roda de Conversa

Os sabores e saberes da floresta


Uma agradável conversa sobre as peculiaridades e encantos da cultura e culinária amazônicas e de como a cidade de São Carlos vem se destacando nesse universo gastronômico. Entre os convidados para essa conversa estão a chefe Mara Salles, referência nacional em cozinha brasileira, chefe e proprietária do Restaurante Tordesilhas, em São Paulo e membro do grupo internacional – Cumari from Rainforest to table. Michele Bunemer, formada em gastronomia e hotelaria pelo SENAC Águas de São Pedro, é professora do SENAC São Carlos e consultora em gastronomia em diversos restaurantes e empresas do Brasil e Ricardo Lobo formado em artes plásticas pela FAAP e em gastronomia pelo pelo SENAC Águas de São Pedro, foi pioneiro em apresentar em São Carlos cardápios inspirados na cozinha amazonense.

O evento ocorrerá no Restaurante Nanmi, no dia 12/07 às 19h.


Saiba mais!


Síncopa - um manuscrito de Mário de Andrade



Conforme a descrição de Enrique Menezes, a imersão de Mário de Andrade em estudos de múltiplas dimensões da cultura popular brasileira o levaram a ser - além de um de nossos maiores escritores - um dos mais importantes críticos da nossa música. Essa palestra trata de um desses estudos em particular: sobre a síncopa na música brasileira, que permaneceu incompleto e não publicado. Em 1928, além de Macunaíma – o herói sem nenhum caráter, o escritor também publicava o Ensaio sobre música brasileira, no qual indica que a síncopa é uma questão crucial, e promete um livro à parte sobre ela.



Saiba mais aqui!


A gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade


Uma sessão de cinema sem tela. Um mergulho no escuro para ver melhor. A GENTE DE SÃO PAULO: 3 EXPERIÊNCIAS SONORAS COM CONTOS DE MÁRIO DE ANDRADE propõe ao espectador uma intensa experiência acústica por meio da imersão profunda no mar de sonoridades presentes na recriação de 3 contos de Mário de Andrade em áudio. Aqui, a tela é preta - quem constrói a imagem é o ouvinte. O ambiente sonoro é composto por camadas de música, sons concretos e narração, cuidadosamente costurados para levar o ouvinte a um mergulho no seu próprio universo imagético, estimulando a criação e a construção de cenas dentro da sua mente.



Saiba mais aqui!

na mesa com os anDraDes

&

LANÇAMENTO DE LIVRO


Anteriormente, já com apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos e outros parceiros, no dia 12 de julho foi realizada a primeira parte da programação "Modernismo, Culinária e Identidade Nacional", que tem curadoria de Ruy Sardinha, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU), com a Roda de Conversas "Os Sabores e Saberes da Floresta".

Agora, no dia 16 de agosto, a partir das 19h, ocorrerão outras duas atividades do evento “Modernismo, Culinária e Identidade Nacional” no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) em São Carlos, com uma nova Roda de Conversa denominada “Na mesa com os Andrades”. O encontro contará com a presença do escritor, cineasta e artista gráfico Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade e de Patrícia Galvão, a Pagú; e de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho e responsável pelos direitos autorais da obra de Mário de Andrade e das pesquisadoras Viviane Aguiar e Paula Feliciano.

Saiba mais aqui!






A SEMANA DE 100 ANOS É UMA REALIZAÇÃO DO Instituto Mário de Andrade

&

Projeto Contribuinte da Cultura

Instagram
YouTube
Facebook