MODerNiSMO, CULiNÁriA & IDeNTiDADe NACiONAL

- PARTE 2 -


A semana de 100 Anos

Programação do Projeto Contribuinte da Cultura em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22 terá mais dois eventos em 16/08: Roda de Conversa “Na mesa com os Andrades” e lançamento do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade", ambos realizados pelo Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos e apoio do CDCC- USP.


Lançamento de Livro

A ARTE DE DEVORAR O MUNDO

aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade

POR RUDÁ K. ANDRADE


"O livro A ARTE DE DEVORAR O MUNDO tem como ingrediente principal o autor antropófago que embalou o modernismo brasileiro nos anos 20. Basta repararmos na silhueta de Oswald de Andrade para notarmos sua farta ligação com os prazeres da boa mesa. Sua forma rechonchuda inspira-nos a investigar, sob um prisma especial, a história desse escritor brasileiro que engolia a vida como se fosse um banquete. O recorte culinário da biografia e obra do escritor leva a digerir uma peculiar reflexão sobre a trajetória e legado literário de Oswald de Andrade. Uma abordagem sobre o autor que leva o leitor a saborear as aventuras gastronômicas de Oswald e sentir o cheiro do banquete artístico modernista da década de 1920."

SAIBA MAIS


Nascido em São Paulo, Rudá K. de Andrade se formou em História no curso de graduação da PUC-SP em 2002. Fez estágio no Arquivo do Estado de São Paulo trabalhando no acervo fotográfico do jornal Ultima Hora e cooperou em diversas pesquisas iconográficas, audiovisuais e históricas. Em 2002 na cidade de Santos, foi curador do projeto Somos todos Antropófagos, em homenagem aos 80 anos da Semana de Arte Moderna.

Codirigiu Somos Todos Sacys, documentário que aborda a importância da tradição oral popular brasileira por meio da figura do sacy. Se formou no mestrado em História Social na PUC-SP em 2013 com a dissertação Vissungo com angu: História, memórias e poesias dos moinhos de fubá nos altos do Vale do Jequitinhonha. Dirigiu uma série de documentários sobre saberes tradicionais em Minas Gerais, como Rapadura e Toques de Sinos, 2013, e em São Paulo em 2017 com a série Saberes do Vale. Em 2018, fez a curadoria da exposição #OcupaSacy no Sesc Interlagos que seguiu em itinerância por outras cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Taubaté. Faz parte do conselho da Sempre-viva Editorial de Milho Verde-MG. Autor do livro A arte de devorar o Mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade. Atualmente desenvolve projetos na área audiovisual, curatorial e pesquisa histórica e cultural, produção de textos e atividades de assessoria e formação.


Local

Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC/USP

Rua Nove de Julho, 1227, Centro – São Carlos-SP,


ARQUIVOS DO Modernismo Literário Brasileiro


JÁ CONHECE A PLATAFORMA DE ESTUDOS DO PRIMEIRO MODERNISMO LITERÁRIO BRASILEIRO?


O projeto da Universidade de São Paulo (USP) reúne as informações biográficas, a produção escrita e a fortuna crítica dos autores presentes na Semana de Arte Moderna de 1922 ou que se projetaram no decorrer da década de 1920 publicando livros, artigos em jornais e revistas e participando de movimentos. Entre os 24 autores, poetas e escritores destacados na plataforma estão Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Guilherme de Almeida, Tarsila do Amaral e Sérgio Milliet.

Coordenada pelos professores e pesquisadores Marcos Moraes e Frederico Camargo, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, tem como meta indexar num único repositório, do modo mais completo possível, uma série de referências que até então se encontravam esparsas em dicionários bibliográficos, livros, teses, sites e páginas de periódicos conservados em arquivos e bibliotecas.

VEJA MAIS




A SEMANA DE 100 ANOS

A programação de “A Semana de 100 anos”, criada pelo Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22, prevê a realização de vinte e dois eventos, em parceria com diferentes entidades, no período de junho a dezembro do presente ano.

Desde o dia 23 de junho, quando a programação foi aberta com o lançamento do livro "Mário de Andrade, epicentro" e bate-papo presencial com seu autor, o sociólogo Maurício Trindade da Silva e Pedro Varoni, pesquisador e professor do Curso de Letras da UFSCar, já foram realizadas quatro atividades com apoio de diferentes entidades parceiras.

O lançamento aconteceu em parceria com o Sesc São Carlos, assim como duas outras atividades realizadas nos dias 22 e 23 de julho. A primeira foi uma palestra musicada sobre o rico conteúdo do manuscrito inédito de Mário de Andrade, denominado "Síncopa", com o pesquisador e músico Enrique Menezes. A segunda atividade foi uma intervenção realizada no escuro e denominada "A gente de São Paulo - três experiências sonoras com contos de Mário de Andrade".

Já com apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos e outros parceiros, no dia 12 de julho foi realizada a primeira parte da programação "Modernismo, Culinária e Identidade Nacional", que tem curadoria de Ruy Sardinha, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU), com a Roda de Conversas "Os Sabores e Saberes da Floresta".

Os eventos do centenário da Semana de Arte Moderna são divulgados e registrados neste mesmo site e também através das mídias do IMA, dos parceiros realizadores e pela agenda oficial do Estado de São Paulo, a Agenda Tarsila.








A SEMANA DE 100 ANOS É UMA REALIZAÇÃO DO Instituto Mário de Andrade

&

Projeto Contribuinte da Cultura

Instagram
YouTube
Facebook