22 e 23 de julho

Dois eventos interessantíssimos!

23 de julho

A gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade


Com apoio do Sesc São Carlos, o Instituto Mário de Andrade (IMA) e o Projeto Contribuinte da Cultura comemoram o Centenário da Semana de 22, apresentando intervenção no escuro em três experiências sonoras.


A programação de A Semana de 100 anos, criada pelo Projeto Contribuinte da Cultura (IMA), conta com apoio de entidades parceiras e prevê a realização de vinte e dois eventos no período de junho a dezembro do presente ano.

A programação teve início no dia 23 de junho, através da parceria Sesc São Carlos, com o lançamento do livro "Mário de Andrade, epicentro" e bate-papo presencial com seu autor, o sociólogo Maurício Trindade da Silva e Pedro Varoni, pesquisador e professor do Curso de Letras da UFSCar.

Com apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos e outros parceiros, no dia 12 de julho foi realizada a primeira parte da programação "Modernismo, Culinária e Identidade Nacional" que tem curadoria de Ruy Sardinha, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU) e que teve início com a Roda de Conversas "Os Sabores e Saberes da Floresta". No dia 16 de agosto ocorrerão as duas últimas atividades dessa programação com a Roda de Conversas "Na Mesa com os Andrades" e o lançamento do livro "A arte de devorar o mundo", do historiador escritor e criador audiovisual Rudá K. de Andrade, neto de Oswald de Andrade e de Patrícia Galvão, a Pagú.


Os eventos do centenário da Semana de Arte Moderna são divulgados e registrados neste mesmo site e também através das mídias do IMA, dos parceiros realizadores e pela agenda oficial do Estado de São Paulo, a Agenda Tarsila.

Dando continuidade à programação dos vinte e dois eventos propostos pelo IMA, duas atividades interessantíssimas ocorrerão nos próximos dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado), no Teatro do Sesc São Carlos.

A primeira será uma palestra musicada sobre o rico conteúdo do manuscrito inédito de Mário de Andrade, denominado "Síncopa". Embora parta de uma temática ligada à música, não é necessário ser musicista para compreender e apreciar a apresentação do palestrante, o pesquisador e músico Enrique Menezes.

A segunda atividade é uma intervenção realizada no escuro e denominada "A gente de São Paulo - três experiências sonoras com contos de Mário de Andrade".



j

A GENTE DE SÃO PAULO - Três experiências sonoras com contos de Mário de Andrade

por Enrique menezes e maria fernada carmo

Uma sessão de cinema sem tela. Um mergulho no escuro para ver melhor. A GENTE DE SÃO PAULO: 3 EXPERIÊNCIAS SONORAS COM CONTOS DE MÁRIO DE ANDRADE propõe ao espectador uma intensa experiência acústica por meio da imersão profunda no mar de sonoridades presentes na recriação de 3 contos de Mário de Andrade em áudio. Aqui, a tela é preta - quem constrói a imagem é o ouvinte. O ambiente sonoro é composto por camadas de música, sons concretos e narração, cuidadosamente costurados para levar o ouvinte a um mergulho no seu próprio universo imagético, estimulando a criação e a construção de cenas dentro da sua mente.

As três experiências sonoras que formam essa proposta partem de 3 contos de Mario de Andrade, sonorizados artesanalmente por Enrique Menezes e Maria Fernanda Carmo (Rádio a Granel), com locutores convidados e trilha sonora original. Essas versões compõem um ambiente sonoro original, em diálogo com as sonoridades paulistas de festas tradicionais do interior do Estado, originalmente gravadas pela equipe montada nos anos trinta por Mário de Andrade, quando diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. Cada uma dessas experiências tem como base uma diferente posição do olhar de Mário sobre o Estado de São Paulo: "Túmulo, túmulo, túmulo" é de 1926 e se passa na capital; "Caso em que entra bugre" é de 1929 e se passa em Campos Novos, centro-oeste do Estado; e "O poço" é de 1934, inspirado nas pescarias de Mário de Andrade pela região de Araraquara.


São três sessões no teatro do Sesc (no escuro), misturando sons feitos ao vivo com caixas de som espalhados pela sala, gerando efeito "surround" para o ouvinte imergir no espaço sonoro dos áudio-contos. Em cada sessão será apresentado um conto diferente de Mário, com introdução e contextualização feitas por Enrique Menezes e Maria Fernanda Carmo.



23/07, sábado, 15h, 15h45 e 16h30

♦ teatro Sesc São Carlos

Ingressos: Grátis. Retirada de ingressos limitada a 1 por pessoa, com 1 hora de antecedência, na loja Sesc

Convidados

Maria Fernanda Carmo é formada no curso de Terapia Ocupacional da USP, é especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ e atualmente faz a certificação internacional em Integração Sensorial de Ayres. Trabalhou no CAPSi-Sé e no Núcleo de Estimulação Precoce da APAE-SP. Durante 5 anos tocou projetos na Fábrica de Criatividade como membro do Núcleo Gestor e coordenando os Núcleos Pedagógico e de Programação Cultural, com foco na garantia do direito dos diversos públicos aos bens e práticas culturais. Co-fundou, em 2014, a Panaméricas Diásporas, plataforma criativa que produz projetos que prezam pelo hibridismo de linguagens e pela pluralidade e diversidade de artistas e público. Em 2018, organizou o Desvio Padrão, coletivo composto por cegos, videntes, surdos, ouvintes e pessoas com mobilidade reduzida atuantes no campo da cultura cujo trabalho inclui, entre outras coisas, criar e produzir espetáculos, elaborar e oferecer cursos e oficinas e traçar planos de acessibilidade para eventos culturais.

Enrique Menezes é Compositor e flautista. Doutor e Mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em etnomusicologia na Unicamp e em letras na UFRJ, graduado em composição pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Membro-fundador da Escola de Choro de São Paulo e da Rádio a Granel. Procura relacionar a prática musical e a reflexão sobre ela, atuando em diferentes ambientes musicais – popular, tradicional e experimental. Essa atuação já resultou, entre outros, no disco-livro "Jazz Rural", no disco-livro "Coro de grilo" e nos diversos programas da Rádio a Granel.

Local

SESC SÃO CARLOS

Av. comendador alfredo maffei, 700. São Carlos-SP


CONHEÇA A RÁDIO A GRANEL







A SEMANA DE 100 ANOS É UMA REALIZAÇÃO DO Instituto Mário de Andrade

&

Projeto Contribuinte da Cultura

Instagram
YouTube
Facebook